sábado, 15 de março de 2014

Curiosidades sobre os múltiplos no mundo





Há muitas curiosidades e mitos sobre a gravidez de múltiplos no mundo.

O país africano Nigéria é conhecida como “Nação dos Gêmeos”,  a nomenclatura é apropriada porque a maioria das famílias têm um casal de gêmeos. O fato é explicado pela crendice popular que afirma que o alto índice de gêmeos ocorre por  consumir grandes quantidades de batata-doce e inhame. O tubérculo, parecido com a batata é comum no norte brasileiro, possui uma substância que estimula os hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos. Segundo algumas teorias estes vegetais possuem substância que podem confundir o organismo com o estrogênio, estimulando os ovários no processo de ovulação, porém ainda não há evidências clínicas que façam ligação entre o inhame e bebes gêmeos.
Hoje as nigerianas se orgulham de ter gêmeos, todavia nos tempos remotos era comum a comunidade e até a mãe matar um dos gêmeos por acreditarem que um tirava a sorte do outro.
Em contrapartida os povos asiáticos são os que menos têm gêmeos. A China tem a menor taxa de nascimentos múltiplos, em média um múltiplo em cada trezentos nascimento.
Outro fato curioso é que na cidade de São Paulo, desde 2007 institui o “Dia dos Múltiplos”, a data escolhida para comemorar o dia dos Gêmeos foi 18 de Março.
Cabe dizer que no Brasil, em uma pequena cidade do estado do Rio Grande do Sul há uma fato curioso, notável e digno de pesquisa: a taxa de nascimento de gêmeos é dez vezes maior que no resto do país. Cândido Godói ficou conhecida mudialmente como “a capital dos gêmeos”. A pequena cidade gaúcha é alvo de muitas pesquisas científicas e lendas que tentam explicar o mistério. O tema tem recebido destaque internacional na imprensa com várias especulações. Ciência, histórias misturam-se no imaginário das pessoas para explicar o fantástico mistério, atraindo cientistas, profissionais da mídia de vários países e curiosos.
Embora contestada, existe uma teoria que explica este fenômeno, o argentino Jorge Camarasa publicou o livro: Mengele, o Anjo da Morte da América do Sul, associando a alta taxa de nascimento de gêmeos há supostas experiências feitas pelo médico alemão Joseph Mengele que passou pelo município em 1963, segundo a teoria o médico alemão é o grande responsável pela alta incidência dos gêmeos, além disso, na maioria dos casos, as crianças nascem loiras e de olhos azuis, paradigma do ideal de Hitler.
Conheçam a lenda das águas milagoras que explica o porquê da Terra dos gêmeos:
A lenda da Terra dos Gêmeos
Certo dia, um humilde trabalhador da terra, após mais um dia de fiel cumprimento de seu dever, assim como fazia todos os dias, mês após mês, por muitos anos, dirigiu-se às margens das águas cristalinas que brotavam das terras de sua aldeia.
Há muito, seus olhos haviam perdido o brilho de outrora. Neles, percebia-se um raio de cansaço pela longa espera de alguém que o descendesse.

Naquele entardecer mágico – após suas preces de louvor e agradecimento – quando os pingos de chuva começavam a cair na terra, a súplica daquele lavrador foi tão comovente e feita com tamanha fé que o Criador tornou-se fragilmente humano por alguns instantes. A lágrima que rolou por sua face divina juntou-se às gotas de chuva e ao pranto daquele humilde homem e, juntas, misturaram-se às águas do rio. .. numa mescla perfeita de divindade, humanidade e natureza… E desde então, de geração em geração, conta-se que todo aquele que orar, com a mesma crença daquele humilde lavrador e se banhar naquelas águas férteis, alcançará a mesma graça que lhe foi concedida: o nascimento de filhos gêmeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário